terça-feira, 31 de março de 2009

SIMBOLISMOS

MARCOS E MARÇOS DE NOSSA HISTÓRIA



Março, que agora finda, é um mês repleto de simbolismo e de datas importantes na História do Brasil. Aqui mesmo em Porto Alegre comemoramos no dia 26 os 237 anos de nossa Capital. O Colégio Militar também fez aniversário no dia 22. E neste dia 31, lembramos a Revolução de 1964, sobre a qual cada um tem as suas convicções e seus pontos de vista pessoais. Quanto a isto, pela oportunidade e pela escolha do tema destas fotos, aqueles que eventualmente acessarem o meu blogue, e todos os demais que me honram com o seu acompanhamento, saberão identificar quais os meus. 

Revendo os meus arquivos, separei estas quatro fotos que, além do fato de eu gostar delas, me parecem bastante compatíveis com as datas e os fatos deste mês.


 O COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE 


O Colégio Militar de Porto Alegre é uma das instituições mais conceituadas da Cidade. Com este nome, teve sua criação determinada em Decreto nº 9397 de 28 de fevereiro de 1912. A data de seu aniversário é 22 de março, quando ali foi ministrada a primeira aula. Naquele ano, o Presidente da República era o Marechal Hermes da Fonseca e o Ministro da Guerra, o General-de-Divisão Adolfo da Fontoura Menna Barreto. 

O belíssimo prédio onde está instalado fica na Avenida José Bonifácio, em frente ao Parque da Redenção. É patrimônio de Porto Alegre desde 1872, ano de sua fundação. É chamado carinhosamente de "Casarão da Várzea", ou "Velho Casarão da Várzea", tendo esta denominação origem do próprio local onde foi edificado, ao qual se denominava de "Várzea da Redenção". 

Em seu registro histórico encontra-se o Decreto nº 634, de 20 de setembro de 1851, com que Sua Majestade Imperial D. Pedro II decidiu sediar na Província de São Pedro uma organização de ensino militar complementar à existência da Escola Militar da Corte. Assim foram criados os cursos de Infantaria e de Cavalaria, na Província. Da data desse Decreto até à construção do prédio definitivo, os cursos funcionaram em locais provisórios e precários. A partir de sua construção, teve diversas denominações, como "Escola Militar da Província", de 1883 a 1888. De 1889 a 1898 foi "Escola Militar do Rio Grande do Sul". Em 1898 e 1903 a 1905, foi "Escola Preparatória e de Táctica", passando a "Escola de Guerra" de 1906 a 1911, "Colégio Militar de Porto Alegre" de 1912 a 1938, "Escola Preparatória de Porto Alegre" de 1939 a 1961, recebendo, novamente, o seu nome atual de "Colégio Militar de Porto Alegre" a partir de 1962.  

Também é tido como "Colégio dos Presidentes", pois ali estudaram oito Presidentes do Brasil: João de Deus Menna Barreto (Junta Governativa Provisória de 1930), Getúlio Vargas, General Eurico Gaspar Dutra, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, General Arthur da Costa e Silva, General Emílio Garrastazu Médici, General Ernesto Geisel e General João Baptista de Oliveira Figueiredo. 

Muitos outros personagens ilustres de nossa História vestiram o uniforme do Colégio Militar de Porto Alegre, relacionando-se entre eles o Primeiro-Ministro Francisco de Paula Brochado da Rocha, o Vice Presidente da República Adalberto Pereira dos Santos, o Marechal Câmara, o General Setembrino de Carvalho, o Brigadeiro Nero Moura, o Marechal José Pessoa, o Marechal Bittencourt, o Coronel Plácido de Castro ("O Libertador do Acre"), o Marechal Mascarenhas de Morais (Comandante da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra), o General Góes Monteiro, o Marechal João N. M. Mallet, o General Paula Cidade, o Brigadeiro Gomes Jardim, O Marechal Valentim Benício, o Marechal Mário Travassos, o nosso querido poeta Mário Quintana, o artista plástico Vasco Prado, o escritor e Advogado Darcy Pereira de Azambuja, os ex-Reitores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Armando Pereira da Câmara e José Ferraz Henneman, Nélson Mendonça de Mattos (vice-presidente mundial do Google), Oscar Vaz Clarke (presidente da Intel/Brasil) e outras personalidades de destaque.

 MONUMENTO AO EXPEDICIONÁRIO


Outro marco histórico, um dos símbolos mais significativos de Porto Alegre, é o Monumento em homenagem aos Pracinhas que participaram da Força Expedicionária Brasileira – FEB, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. 

Localiza-se junto à Avenida José Bonifácio, no início do grande eixo central que atravessa toda a extensão do Parque da Redenção. 

É uma magnífica obra de arte em granito e bronze, em forma de Arco do Triunfo, criada pelo conceituado escultor rio-grandense Antonio Caringi, e inaugurado em 16 de junho de 1957.

 O MARECHAL OSÓRIO


A Estátua Eqüestre em bronze, do Marechal-de-Exército Manoel Luís Osório, o Marquês do Herval, encontra-se na Praça Senador Florêncio, conhecida como "Praça da Alfândega". Foi criada pelo escultor Leão Veloso em 1923.

O grande General Osório é o Patrono da Arma de Cavalaria. Foi o Comandante do Exército Brasileiro durante a Guerra da Tríplice Aliança, de 1865 a 1870. Sempre que nos referimos a Osório, lembramos a citação que se tornou um lema, proferida em sua Ordem do Dia de 17 de abril de 1866 e que se encontra gravada neste monumento: "É fácil a missão de comandar homens livres. Basta mostrar-lhes o caminho do dever".


* * *


Para os resumos históricos e outros dados, consultei os sites: 

- ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CASARÃO DA VÁRZEA – AACV
- COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALGRE

- PREFITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE / SMAM
- A REDENÇÃO 

Nota:
- A primeira foto acima, do Colégio Militar, também está publicada em minha inserção "Imagens do Meu Porto - IV", feita em 14 de novembro de 2007.

* * *

2 comentários:

Daniel Costa disse...

adiafa filatelia

Convido-o a acompanhar a filatelia aqui, regularmente. Este blogue é apenas dedicado ao hoby

http://adiafalitaletia.blogspot.com/

Daniel

Evandro disse...

Grato, Daniel. Visitarei seu blog sempre que puder.

Abraços.

Evandro