segunda-feira, 8 de março de 2010

IVOTI - RS / I

IVOTI – RS

Ivoti é uma cidade pequena, muito bonita, distante menos de sessenta quilômetros de Porto Alegre. Diz o mapa que são 55 km, mas não marquei. Cheguei a ela passando por Novo Hamburgo e Estância Velha. Situa-se numa área de 75 km2 e possui 18 mil habitantes.

O Município foi distrito de Estância Velha até 19 de outubro de 1964, data de sua criação através da Lei 4798, assinada pelo Governador do Estado, Dr. Ildo Meneghetti.

É denominada “Cidade das Flores”, tendo seu nome, Ivoti, origem no tupi-guarani “ipoti-catu”, que significa flor. O nome também identifica a Cidade com a tradição cultuada por seus habitantes, de plantar flores em frente a suas casas.

Há muitos lugares bonitos e interessantes para serem apreciados. De uma série de mais de duzentas e cinqüenta fotos que fiz, selecionei trinta que publico agora.

Estas primeiras oito mostram um pouco do que registrei na Ponte do Imperador e nas imediações do núcleo de casas Enxaimel, localizadas na Feitoria Nova.


Ponte do Imperador (acima) é uma belíssima construção em estilo romano sobre o Arroio Feitoria. É tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e foi construída em 1855, sendo o seu nome uma homenagem ao Imperador Dom Pedro II que destinou a verba para a sua edificação.


As fotos seguintes mostram casas típicas que compõem o acervo ar- quitetônico do Núcleo. A primeira delas, bem junto ao Arroio, está bem conservada e, provavelmente é habitada. As duas seguintes são de 1907, estando uma em quase ruínas. A Outra, a “Casa Amarela”, tem a arquitetura muito parecida com aquela e foi restaurada em 2008, depois de ter sofrido um incêndio em 2005.

* * *

Nenhum comentário: