terça-feira, 6 de julho de 2010

Santa Maria, RS - A Biblioteca

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL HENRIQUE BASTIDE


Esta Biblioteca funcionou, durante muitos anos, no prédio que atualmente abriga o Theatro 13 de Maio. A criação da Biblioteca data de 1938 e em 1956, pela Lei Municipal nº 511 de 24 de setembro, sancionada pelo Prefeito Vidal Castilho Dânia, recebeu o nome de seu idealizador e primeiro diretor, Henrique Bastide.

O prédio atual, ou seja, este das fotos, situa-se na Avenida Presidente Vargas junto à Praça da Locomotiva, para onde foi transferida em 1992. É um prédio muito bonito que preserva um acervo de mais de 45 mil obras, dentre elas alguns livros bastante raros como um exemplar de A Divina Comédia, de Dante, publicado em 1516.

Tive uma agradável surpresa, recentemente, ao verificar que na parte de trás do prédio foi criado um magnífico painel, em preto e banco, reproduzindo um trecho da Avenida Rio Branco em meados da década de 1950. Imagino que tenha sido inspirado em foto P&B da época. É um trabalho belíssimo, feito pela equipe do Studio Kobra, de São Paulo, entregue à população na semana de maio deste ano quando se comemorou mais um aniversário de fundação da Cidade.

Estas fotos que agora publico foram tiradas na noite do dia 4 e na manhã do dia 5 deste mês, estas por volta das 9h 40min da manhã.

O painel é iluminado à noite, proporcionando um cenário de indiscutível beleza, e se tornou um ponto turístico que merece ser visitado. Quem ainda não conhece, vai gostar de ver, tenho certeza.

* * *

3 comentários:

al disse...

Muito interessante essa biblioteca. Tem uma visual exterior que capta a atenção.

jc disse...

Parabéns pelo blog. Vi que tuas fotos sáo apreciadas no blog de Santa Maria..Abraços.

Santa Maria-RS disse...

Coloquei essa postagem no blog de Santa Maria com a devida fonte.
www.santamaria-rs-brasil.blogspot.com

Espero que não tenha problema! Caso contrário é só me comunicar.

Obrigada!

As fotos são lindíssimas!!

Andrea Leandro