segunda-feira, 20 de junho de 2011

Brique da Redenção

OS PROTAGONISTAS

- Final -

Com estas cinco fotos finalizo a série em que procurei destacar os principais personagens do belo enredo que constitui esta festa de cores, movimentos, música, encanto e fantasia, que acontece todos os domingos no Parque da Redenção e à qual chamamos de “Brique”, simplesmente.

 





Não consegui mostrar, ainda, todos os atores, pois são muitos. Nem é possível realçar os figurantes, pois são centenas. Milhares. De todos os recantos desta minha Porto Alegre, de todos os pontos do Estado, do Brasil e de inúmeros países que nos visitam com freqüência.

Afinal, pouca diferença faz se eles são artesãos, artistas ou apenas anônimos inseridos na multidão, coadjuvantes, sem outra pretensão que não seja a de olhar, de envolverem-se emocionalmente e de encantarem-se com o ambiente alegre, cenário de uma celebração reprisada a cada semana, sem nunca se repetir.

Certo é que o tema não se esgota aqui. Pretendo voltar a ele muitas vezes, ainda, pois há muito a mostrar. O Brique e a Redenção são fontes inesgotáveis de inspiração. Dificilmente poderá dizer-se que sobre eles se conseguiu uma abordagem completa. Um e outro, juntos ou individualmente, estão sempre se renovando, refazendo-se os cenários e realimentando-se de novos protagonistas, o que nunca permitirá que o espetáculo termine.

Evandro

2 comentários:

Santa Maria-RS disse...

Evandro!

As tuas fotos realmente são lindíssimas!!!

Morei em Porto Alegre por 10 anos e um dos nossos passeios favoritos era passsear no parque curtindo o brique da redenção.

Poderia, por gentileza, me indicar como encontrar as fotos de Santa Maria no teu blog. Tentei encontrar.

Abraços!

Andrea

Evandro disse...

Andrea.

Estou te respondendo através de comentário no teu blog.

Saudações.

Evandro