terça-feira, 17 de setembro de 2013

Bucolismo e recolhimento

 
GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES
 
O Bairro Cascata guarda, quase oculto, um bonito recanto inserido em plena natureza. Trata-se da Gruta de N. S. de Lourdes, muitas vezes chamada, erroneamente, de “Gruta da Glória”. Tal analogia deve-se ao fato de sua localização, próxima ao Bairro Glória, na encosta do Morro da Polícia (Morro da Embratel).
 


 
 
Sua origem remonta ao ano de 1933, quando alguns sacerdotes da Arquidiocese de Porto Alegre, liderados pelo Monsenhor Leopoldo Neis, adquiriram uma propriedade de 10 hectares, nos limites do então denominado “Arraial da Glória”. A Gruta, construída pelos Irmãos Baseggio, teve sua obra concluída em 1935, sendo inaugurada no dia 21 de abril desse ano pelo Arcebispo Dom João Becker, tornando-se lugar de peregrinações. A partir de 2011 passou a ser cuidada pela Comunidade Missionária da Santíssima Providência e sua administração é feita pela Sociedade Fraterno Auxílio, da Arquidiocese Metropolitana.




 
 
A área onde se localiza a Gruta possui uma Capela com sacristia e salas de aconselhamento, lojinha de lembranças e artigos religiosos, um pequeno restaurante, sanitários públicos e se constitui, também, em agradável  recanto de lazer. Em 1949 o Cemitério dos Padres foi integrado ao complexo da Gruta.
Junto às paredes, muros e partes do piso, encontram-se milhares de ex-votos, em sua maioria placas de granito, gesso ou madeira, onde estão gravados agradecimentos por graças alcançadas. Grande parte destes – em particular os mais antigos, datando de década de 1930 - já estão ilegíveis, devido ao acúmulo de limo ou pela deterioração  devida a intempéries.
 







 
 
O acesso a este rústico e gracioso templo é feito pela Rua da Gruta, perpendicular à Avenida Oscar Pereira, proximidade do Hospital Divina Providência.
 
Evandro   

Nenhum comentário: